23 de mai. de 2018

NÃO NAMORE E NÃO SE CASE!

Pode parecer estranho, 
mas eu preciso dizer isso para algumas pessoas e, 
talvez, você seja uma delas.

  Lidando com jovens e adolescentes, convivendo com diversos tipos de pessoas diferentes e ouvindo histórias, percebo que existe pouca maturidade em muita gente que pretende dar esse passo na vida. Uma vez um jovem veio e me disse: "Breno, eu preciso namorar, porque meus hormônios estão explodindo." Outra vez, ao conversar com uma jovem que havia se casado recentemente, perguntei como estava o casamento e a resposta foi: "Está ótimo, porque agora podemos fazer "AS COISAS"". Deixa eu te falar uma coisa: se você acha que um relacionamento existe simplesmente pra controlar seu apetite sexual ou pra transar, então a primeira frase é pra você. Se volte para o Senhor e resolva suas coisas com Ele. Busque pelo domínio próprio e encontre sua plena satisfação em Cristo. Porque se não você vai acabar se tornando mais um desses, feridos pelos relacionamentos, ou precisando considerar o divórcio. Perdoe-me pelas palavras, mas quem se casa pra transar se divorcia pra transar. Quando o outro não mais puder satisfazer seus desejos, você buscará outra pessoa que o fará.

  Não quero aqui ficar espiritualizando a coisa pois, de fato, a sensação de prazer e o sexo em si fazem parte e tem sim grande importância numa relação, mas se isso for o centro, a coisa não andará da forma certa. Vejo muitas famílias sendo desfeitas, muitos jovens terminando seus relacionamentos e saindo cheios de manchas em suas almas, desacreditando na possibilidade de um casamento sadio que possa influenciar essa geração para melhor por não terem bons exemplos. Esses dias ainda escutei isso: "Casar pra quê? Se casamento fosse bom as pessoas não divorciariam tanto".

  Guarde isso: RELACIONAMENTOS BEM ESTRUTURADOS ACONTECEM QUANDO PESSOAS BEM ESTRUTURADAS SE UNEM. Se você ainda não sabe lidar com as próprias emoções, se não consegue controlar seus impulsos ou ainda está olhando só pra si, achando que o relacionamento é um lugar para VOCÊ se sentir melhor, então espere um pouco mais antes de querer se dividir com alguém. Num relacionamento, nós nos sentimos melhores quando fazemos o outro melhor. Mas se não tivermos essa capacidade, a relação rapidamente se desgastará. Se você não consegue viver nem com você mesmo, como quer viver com outra pessoa?

  Com 4 meses de casado eu tenho aprendido algumas coisas: Casamento é entrega, é esforço, é dedicação ao outro, é muita responsabilidade e precisa de maturidade pra acontecer. É controle financeiro, é comprar algo para o outro e não pra você, é abrir mão de si mesmo para que o outro possa crescer. É dividir as alegrias mas também as tristezas, é perder uma discussão pra não afetar a relação. É morrer para si mesmo. Tem alegria, tem comida diferente, tem novos sonhos, tem sexo, tem risada, tem brincadeira, você aprende muito, curte muito, constrói junto, dá dois passos de cada vez e muitas outras coisas boas, mas amigo, não tem como escolher só parte desse pacote. É tudo junto. Não é preciso ter muita maturidade para ficar junto na alegria, na saúde e na riqueza, mas a tristeza, a doença e a pobreza também virão, em algum momento, e você precisará estar lá pra assumir isso junto com seu par.


   Como cristãos, nossas relações não devem ter prazo de validade. Por isso, não queira namorar porque deu na telha, ou se casar só pra curtir. Planeje e ore por isso, se prepare, ouça seus líderes e mentores, não queime etapas e dê um passo de cada vez. Busque conhecer o caráter da pessoa com quem você está, se pergunte se você está disposto a conviver com aqueles defeitos dela para o resto da sua vida e olhe para si mesmo também, examine-se e se questione se está maduro para isso. Não estou querendo dizer que você precisa estar 100% pronto para tudo, porque muita coisa a gente só vi descobrir e aprender depois, mas muitos divórcios poderiam ter sido evitados se as pessoas pensassem um pouco mais antes de se casar, por isso, vá com calma. As coisas vão se ajustando e tudo vai ser maravilhoso se você caminhar com paciência e sabedoria.

   Eu acredito na família, no namoro santo e no casamento firme. Eu acredito que se casar é uma das melhores decisões da vida e que constituir família é o plano original de Deus, e acredito que você será luz para o mundo nessa área se você ouvir esse conselho e mergulhar em Deus pois, pra que possamos finalizar, o relacionamento mais importante de todos não é o de um homem com uma mulher, mas de nós com o nosso Pai. Como o Francis Chan diz: 

o propósito do casamento é preparar o parceiro para o verdadeiro casamento, 
o de Cristo com a Igreja. 


Texto: Breno Gome. segue suas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário